segunda-feira, 17 de setembro de 2012

180 anos de Resistência e Luta da Sociedade Protetora dos Desvalidos

Texto e Fotos: Jobson Santana
Ontem, dia 16 de outubro de 2012 o Brasil se rendeu a mais uma celebração histórica no seu calendário, foi celebrado e comemorado 180 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos – SPD. 

Uma celebração ímpar digna de uma luta pelos ideais do povo negro que resistiu e resiste até os dias atuais uma democracia mais igualitária na nossa sociedade. A festividade começou com uma linda missa seguida da posse dos novos diretores para assumir e firmar um compromisso para o triênio 2012/2015. E a entrega do prêmio Manoel Victor Serra fundador e primeiro presidente da casa. O evento aconteceu no Salão Nobre. 
Tudo começou quando uma singular associação de homens libertos, sociedade essa empenhada em angariar recursos necessários ao amparo de pessoas deles necessitadas, fundada por um africano livre chamado Manoel Victor Serra. A Sociedade Protetora dos Desvalidos teve, no passado, entre seus incontáveis préstimos, a compra de alforria de muitos escravos, evidenciando a luta que se travava em nosso meio em favor da retardada abolição da escravatura. A Sociedade foi criada por Manoel Victor Serra, que reuniu amigos para um encontro preliminar, na Capela Dos Quinze Mistérios, no dia 10 de setembro de 1832.
“Há 180 anos, a Sociedade Protetora dos Desvalidos fazia política pública de Reparação, instituindo a primeira previdência no Brasil. Seus colaboradores arrecadavam recursos para pagar curso de formação profissional a ex-escravos. Muita coisa que o estado faz hoje já era uma prática da instituição mantida por negros libertos”, acrescentou o secretário da Reparação Ailton Ferreira.
Mesa composta por: Ary Boa Morte - Presidente da Assembleia Geral e Elias Sampaio Secretario da Sepromi - Secretario da Promoção da Igualdade Racial 
 
A sociedade prosseguiu cumprindo o seu programa social inicial e incluiu atividades de promoções abolicionistas contribuindo de algum modo para alforriamento de escravos. Para obtenção de recursos financeiros a fim de executar seus programas sociais, a Sociedade além de receber contribuições dos associados, funcionou também com Casa de Empréstimos a Juros (Monte de Socorro) operando com Penhores, Hipotecas de Imóveis e até Loterias. No ano de 1851, possibilita então, pela legislação a Sociedade assumiu definitivamente a sua situação de Sociedade Civil com a denominação de Sociedade Protetora dos Desvalidos.Em 1883 a SPD adquiriu por compra um sobrado estilo Palacete situado no Largo do Cruzeiro de São Francisco, 82 onde encontra-se domiciliada até os dias atuais, ao longo de seus quase dois séculos de existência a SPD adquiriu inúmeros imóveis no centro urbano de Salvador os quais hoje lhes promovem suporte financeiros para a execução de suas atividades atuais.

Secretário da Reparação Ailton Ferreira e Clarindo Silva

Esteve presente nos 180 anos da SPD o secretário da Reparação Ailton Ferreira, Teresa do Espírito Santo coordenadora da Sepromi, o senhor José Santos Oliveira da Congregação Mariana de São Luis, Clarindo Silva, Vadinho França do Camdomblê Bate Folha entre outras personalidades, a Sociedade Protetora dos Desvalidos – SPD agradece a todos os membros da diretoria, convidados, amigos pela presença no nosso aniversário e resistência 

Nenhum comentário:

Postar um comentário