Amistad
(negros escravizados se rebelam e tomam o navio espanhol na costa de
Cuba, enganados pelos tripulantes restantes, acabam capturados por um
navio americano e uma batalha judicial se inicia. não é dos melhores
filmes de Spielberg, mas é didático na descrição do cruel transporte de
escravos).
Mississipi em Chamas
(em 1964, dois agentes do FBI vão a uma cidadezinha do Mississipi
investigar os assassinatos de três militantes dos direitos civis, dois
negros e um judeu. na cidade encontram um ambiente muito tenso, onde a
segregação e o preconceito são a tônica)
Uma Outra História Americana (Edward Norton é o líder de um grupo de skinheads que mata dois negros que invadem sua casa e vai para a cadeia por 3 anos. na prisão percebe que o ódio racial que pregava só lhe traz prejuízos. quando sai, tenta desfazer sua imagem, mas suas antigas idéias ficaram impregnadas no seu grupo e no próprio irmão).
A Autobiografia de Miss Jane Pittman (feito para TV e estrelado por Cicely Tyson, é um filme tocante. a história de uma mulher negra, que nasceu escrava em 1850 e viveu para fazer parte dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos anos 1960. ganhou 8 prêmios Emmy)
Um Grito de Liberdade (nos anos 70 na África do Sul, um jornalista branco - Kevin Kline - fica amigo de um ativista negro, Stephen Biko vivido por Denzel Washington que acaba morto na prisão. O jornalista então resolve divulgar o fato, as idéia de Biko e os horrores do apartheid, mas acaba virando alvo do regime e tem que fugir do país).
Malcolm X (biografia de um dos grandes líderes negros americanos. Denzel Washington faz Malcolm X, que teve o pai morto pela Ku Kux Klan, a mãe internada por insanidade e acabou sendo um malandro de rua. Quando esteve preso, converteu-se ao islamismo e iniciou sua pregação pela igualdade racial).
Nenhum comentário:
Postar um comentário