segunda-feira, 24 de maio de 2010

HISTORICO




Na terceira década do século dezenove, ano de 1827, um grupo de homens negros livres, inspirados nos ideais de Solidariedade e Fraternidade, agremiou-se com o firme propósito de angariar e poupar recursos econômico-financeiros, visando prevenir para evitar situações de indigências de suas famílias e, extensivo a outras pessoas, na condição de atitudes filantrópicas.
Em função dos moldes da realidade social e legal da época, que proibia à determinadas pessoas, conforme a raça, o gozo da plena cidadania, não podendo constituir sociedades civis.
Estabeleceram destarte uma Devoção na Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Quinze Mistérios, numa condição semi formal, a qual deram a denominação de Nossa Senhora da Soledade. No dia 16 de setembro de 1832, sob a liderança de Manoel Victor Serra, formalizaram a Irmandade de Nossa Senhora da Soledade Amparo dos Desvalidos, consolidando assim o objetivo original da Sociedade Protetora dos Desvalidos (Sociedade de Previdência, Assistência Social, Pecúlio e Fomento Econômico e Social).
A Sociedade prosseguiu no seu ideal, cumprindo o seu programa social inicial e incluiu atividades de promoção política abolicionista, contribuindo para alforrias de escravos.

Para obtenção de recursos financeiros a fim de executar seus programas sociais, a Sociedade, alem de receber contribuições dos associados, funcionou também como Casa de Empréstimos a Juros (Monte de Socorro) operando com Penhores, Hipotecas de Imóveis e também Loterias.
No ano de 1851, possibilitada então, por nova Legislação, a Sociedade assumiu definitivamente a sua situação de Sociedade Civil, com a denominação de Sociedade Protetora dos Desvalidos.

Em 1883 a SPD adquiriu por compra um sobrado estilo Palacete situado no Largo do Cruzeiro de São Francisco, onde se encontra domiciliada até os dias atuais, ao longo de seus quase dois séculos de existência a SPD adquiriu inúmeros imóveis no centro urbano de Salvador os quais hoje lhes promovem suporte financeiros para a execução de suas atividades atuais.

Na segunda metade do século dezenove boa parte dos trabalhadores livres no Brasil criaram várias Associações Mutuaristas (sociedades de ajuda mútua) similares a Sociedade Protetora dos Desvalidos, muitas das quais ainda coexistem,essas Entidades são as precedentes dos atuais Sindicatos e Instituições Previdenciária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário